XXV SEMINÁRIO NACIONAL DE
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO
DE ENERGIA ELÉTRICA


BELO HORIZONTE - MG

10 A 13

NOVEMBRO/2019
2019 - EXPOMINAS
Grupo: GGT
Tema: Biomassa (uso Direto, Biodigestores, Gaseificadores, Álcool, Biodiesel, Etc), Biogás e Resíduos Sólidos Urbanos, Co-geração (bagaço de Cana, Palha de Arroz, Lixo Urbano, Gás de Alto Forno Etc.) e Células a Combustível:
Título: Potencial para Gerenciamento Energético Municipal a Partir do Biogás Oriundo de Aterros Sanitários e da Queima de Resíduos Sólidos Urbanos
Autores: SANDI DA COSTA GEHM(1); LUCIANE NEVES CANHA(1)
Instituições: UFSM(1)
Resumo: A estrutura da matriz energética brasileira define o Brasil como líder mundial na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, pois é rico em alternativas de produção das mais variadas fontes, diversificando a sua matriz energética e mantendo o alto índice de energia renovável. Dessa forma, a geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos vem apresentando-se como uma alternativa possível, com vistas ao desenvolvimento sustentável. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo efetuar um estudo comparativo entre a geração de energia em aterros sanitários com aproveitamento do biogás e sua queima em usinas de incineração. Os resultados obtidos podem contribuir para ações estratégicas em municípios para geração e uso da energia elétrica a partir de fontes locais. As análises realizadas consideram como universo de pesquisa o município de Ijuí, localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul.