XXV SEMINÁRIO NACIONAL DE
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO
DE ENERGIA ELÉTRICA


BELO HORIZONTE - MG

10 A 13

NOVEMBRO/2019
2019 - EXPOMINAS
Grupo: GMA
Tema: Questões Socioambientais do Setor Elétrico: Aspectos Regulatórios e Interação Junto Aos Órgãos Ambientais; Acompanhamento e Análise; Custos Socioambientais dos Empreendimentos de g & t Em Operação Frente Às Crescentes Demandas da Administração Pública; Análise da Efetividade dos Programas Socioambientais.
Título: Considerações Sobre a Aceitação Social de Usinas Eólicas - Existe Consenso ?
Autores: Fernando Amaral de Almeida Prado Junior(1); Ana Lucia Rodrigues da Silva(1); Osvaldo L.soliano Pereira(1); Tereza Virginia Mousinho Reis(1)
Instituições: SINERCONSULT(1)
Resumo: Houve uma época onde hidrelétricas eram construídas sem nenhum ou quase nenhum questionamento. Agentes da indústria de eletricidade sabem o que representa no desenvolvimento de grandes obras a obtenção de licenças ambientais e enormes custos de mitigação e compensação dos impactos sócio ambientais. Oposicionistas a grandes hidrelétricas defendem com ardor a difusão de eólicas e mais recentemente (Brasil) usinas fotovoltaicas em detrimento de outras soluções. Este artigo discute o fato que em países onde a difusão de Fontes Renováveis e Intermitentes, encontra -se em estágio maduro, já não existe unanimidade, embora seu grau de aceitação ainda seja bastante alto. E conclui com algumas sugestões de como o Brasil poderia se antecipar para manter elevado o nível de aceitação destas fontes.