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XXV SEMINÁRIO NACIONAL DE
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO
DE ENERGIA ELÉTRICA


BELO HORIZONTE - MG

10 A 13

NOVEMBRO/2019
2019 - EXPOMINAS
Grupo: GPL
Tema: Novas Metodologias para Avaliação e Monitoramento de Impactos Socioambientais:
Título: Sistema de Apoio à Decisão para Planejamento, Leilões e Construção de Linhas de Transmissão, Considerando Aspectos Ambientais, Sociais e Fundiários
Autores: Afonso Henriques Moreira Santos(1); Rodolfo Mendes Lima(2); Camilo Raimundo Silva Pereira(3); Ricardo Alexandre Passos da Cruz(4); Reinis Osis(5); Arthur Rohr Paschoal Corrêa Cardoso(6); Giulia Oliveira Santos Medeiros(7); Anderson Rodrigo de Queiroz(8); Luiz Czank Junior(9); Renato Antonio dos Santos(9); Eden Luiz Carvalho Junior(9)
Instituições: IX(1); IX(2); IX(3); IX(4); IX(5); IX(6); UNIFEI(7); NCCU(8); EATE(9)
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para estudo de traçados de linhas de transmissão para suporte a tomada de decisão em leilões. Essa metodologia tem como base a utilização de ferramentas de otimização de traçado baseada em mapas raster, onde é possível a integração de múltiplos critérios geográficos. A metodologia desenvolvida apresentou resultados satisfatórios, o que é demonstrado pelo estudo de caso para a LT 230 kV Lages – Rio do Sul. Os traçados modelados pela metodologia apresentaram coerência técnica com o traçado real da LT. A rota modelada considerando todos os custos de implantação (traçado econômico) apresentou menor comprimento e menor custo de implantação que o traçado real.