XXV SEMINÁRIO NACIONAL DE
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO
DE ENERGIA ELÉTRICA


BELO HORIZONTE - MG

10 A 13

NOVEMBRO/2019
2019 - EXPOMINAS
Grupo: GSE
Tema: Equipamentos Elétricos de Alta Tensão para Geração, Transmissão e Distribuição, Incluindo Desenvolvimento de Novos Equipamentos para G, t & D:
Título: Avaliação Integrada de Históricos de Manutenções, Inspeções Pós-falha, Diagnósticos de Ensaios de Campo e Testes Em Laboratório para Prevenção de Falhas Em Transformadores de Potencial Capacitivo (TPC 500 KV).
Autores: João Batista Soares Feitosa(1); Cleiner Silva Assis(2); Barbara Medeiros Campos(3)
Instituições: ELETRONORTE(1); ELETRONORTE(2); ELETRONORTE(3)
Resumo: É descrito neste artigo uma experiência de análise da condição de um transformador de potencial capacitivo (TPC) que operava no sistema na fase “B” da linha de transmissão IZCO-LT7-01 na SE Colinas e foi retirado de operação em 15/04/2018. O motivo da retirada de operação foi com base nos resultados da análise do óleo e no nível de descargas parciais utilizando o TC de alta frequência com o equipamento ainda em operação. Outra motivação foi o histórico de falhas precoce do modelo sem apresentar desvios significativos de parâmetros elétricos medidos pela manutenção, como exemplos, o fator de potência, capacitância e a relação de transformação. O equipamento foi enviado para o Laboratório de Alta Tensão do Centro de Tecnologia da empresa por solicitação da Engenharia de Manutenção para ser submetido a ensaios adicionais com objetivo de aprofundar na análise. Espera-se com os resultados da integração das avaliações da manutenção e do laboratório o melhor controle melhor da manutenção para se antecipar as falhas dos transformadores, bem como um gerenciamento técnico e financeiro com melhores priorizações dos reparos e ou monitoramentos de parâmetros mais representativos para o modo de falha apresentado. Para enfatizar os benefícios da ação, são apresentados alguns resultados práticos de técnicas de ensaios, buscando a interpretação da origem do defeito. Este diagnóstico complementa ações da gestão antecipada da manutenção nas unidades remanescentes no sistema, preservando ao máximo o desempenho desses ativos dentro de suas Funções Transmissão (FT), evitando assim, perdas milionárias por indisponibilidade e outras penalidades prescritas na regulação do setor elétrico.