XXV SEMINÁRIO NACIONAL DE
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO
DE ENERGIA ELÉTRICA


BELO HORIZONTE - MG

10 A 13

NOVEMBRO/2019
2019 - EXPOMINAS
Grupo: GSE
Tema: Equipamentos Elétricos de Alta Tensão para Geração, Transmissão e Distribuição, Incluindo Desenvolvimento de Novos Equipamentos para G, t & D:
Título: Gestão de Ativos: Uma Análise do Gerenciamento dos Ativos, Seu Desempenho, Riscos e Despesas Durante o Ciclo de Vida e a Estratégia de Manutenção ou Recapacitação/Modernização de Equipamentos
Autores: Lilian Ferreira Queiroz(1); Alciomar Barbosa Possidonio(1); Luis Cláudio Ferreira dos Santos(1); Eloi José Severino de Souza(1); Edson de Souza Santos(1)
Instituições: ELN(1)
Resumo: A gestão de ativos é o conjunto coordenado de atividades que uma organização utiliza para garantir que seus ativos entreguem resultados e objetivos de forma sustentável. Ela suporta a realização dos benefícios com equilíbrio necessário entre custos, riscos e desempenho organizacional. Somente pode ser eficaz quando são considerados os objetivos organizacionais e estando dentro do contexto operacional da organização. A gestão de ativos será cada vez mais o melhor meio de aproveitar e integrar todas as atividades dentro de uma organização para atingir seu objetivo de forma mais eficaz e econômica. O presente informe técnico tem por objetivo realizar uma análise da política, estratégia, planejamento do gerenciamento de ativos, relacionando uma análise técnico-econômica das manutenções preventivas periódicas previstas para os equipamentos de subestações que estão em final de vida útil regulatória, metodologia utilizada para o gerenciamento da expectativa vida útil de equipamentos das subestações (lifecycle), as metodologias adotadas para detectar a criticidade dos equipamentos, os planos de substituição de equipamentos por motivo de obsolescência, vida útil esgotada, falta de peças de reposição, risco de dano a instalações, desgastes prematuros ou restrições operativas intrínsecas e adequações à Resoluções Normativas. Com isto, propor o plano de manutenção em um cenário de criticidade dos equipamentos e imposição de resoluções restritivas do Agente Regulador.