XXV SEMINÁRIO NACIONAL DE
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO
DE ENERGIA ELÉTRICA


BELO HORIZONTE - MG

10 A 13

NOVEMBRO/2019
2019 - EXPOMINAS
Grupo: GSE
Tema: Subestações de Alta Tensão para Geração, Transmissão e Distribuição, Incluindo Concepção, Especificação, Projeto, Construção, Testes e Desafios para Implementações de Instalações de Ultra-alta-tensão:
Título: Sobre o Uso de Parâmetros S para Aprimorar Modelos de TP Indutivos Presentes em GIS
Autores: Gustavo Henrique da Costa Oliveira(1); Lucas Pioli Rehbein Kurten Ihlenfeld(2); Lucas Farias Maciel Rodrigues(3); Angelica da Costa Oliveira Rocha(4); Diego Jose Damasceno do Espirito Santo(5)
Instituições: UFPR(1); UFPR(2); UFPR(3); COPPEX(4); ESBR(5)
Resumo: Várias subestações elétricas de alta tensão em todo o mundo pertencem à classe de subestações isoladas a gás (GIS). Apesar das várias vantagens atribuídas a deste tipo de subestação, em razão de suas propriedades físicas intrínsecas, as GIS são suscetíveis à geração de Sobretensões Transitórias Muito Rápidas (VFTO). A modelagem detalhada dos arranjos físicos das GIS é importante para que possam obter resultados precisos de simulação dos VFTOs o que permite, como consequência, a construção de estratégias para a mitigação deste fenômeno. Os modelos a serem usados nestas simulações devem ser adequados para frequências que variam de 100 kHz a 50 MHz. Neste contexto, um dos equipamentos presentes em GIS de alta tensão pouco estudados em termos de modelagem de alta frequência são os TPIs. Este artigo apresenta, por um lado, uma motivação para o estudo de modelos de TPIs em uma larga faixa de frequências em GIS e, por outro lado, a proposta e análise da utilização de parâmetros S (ou espalhamento) neste contexto.