Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/storage5/e/7d/18/bvr1/public_html/snptee/xxvsnptee/trabalhos/GTM/3898.php:2) in /home/storage5/e/7d/18/bvr1/public_html/snptee/xxvsnptee/redirect.php on line 2

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/storage5/e/7d/18/bvr1/public_html/snptee/xxvsnptee/trabalhos/GTM/3898.php:2) in /home/storage5/e/7d/18/bvr1/public_html/snptee/xxvsnptee/redirect.php on line 2

XXV SEMINÁRIO NACIONAL DE
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO
DE ENERGIA ELÉTRICA


BELO HORIZONTE - MG

10 A 13

NOVEMBRO/2019
2019 - EXPOMINAS
Grupo: GTM
Tema: Especificação de Transformadores e Reatores para G, T & D (alta tensão de D):
Título: Análise da Relação Perdas Em Vazio e Em Carga de Autotransformadores e Transformadores de Potência da Cemig Gt
Autores: Janaina Gomes da Costa(1); Junio Cesar Souza da Silva(2); Adina Martins Pena(3)
Instituições: CEMIG GT(1); TSEA(2); CEMIG GT(3)
Resumo:O transformador é uma máquina com considerável eficiência, porém quando consideramos equipamentos de alta potência, tipicamente os aplicados à Rede Básica, suas perdas apresentam valores significativos. Considerando o número de equipamentos instalados, as perdas em transformadores de potência representam uma parcela expressiva das perdas do sistema elétrico de transmissão brasileiro. Por essa razão, a crescente busca por sistemas de melhor desempenho energético demanda especial atenção. A especificação das perdas são um dos parâmetros mais importantes na definição do projeto de um transformador ou autotransformador, apresentando impacto direto no tamanho e peso da parte ativa, na capacidade do sistema de resfriamento, bem como no custo e eficiência do equipamento. Com a mudança na estrutura institucional do setor elétrico brasileiro no final da década de 90 e o consequente estabelecimento de regras para operação/desempenho das instalações de transmissão da rede básica do Sistema Elétrico Nacional, foram publicados os primeiros Procedimentos de Rede. No que diz respeito às perdas de transformadores e autotransformadores, a primeira revisão do submódulo 2.3 determinava que o valor das perdas totais em sua potência trifásica nominal, e à tensão e frequência nominais fosse inferior a 0,3% de sua potência trifásica nominal (1). As revisões mais recentes deste mesmo submódulo, distinguem autotransformadores de transformadores, determinando um percentual fixo para autotransformadores e percentuais distintos de perdas totais para transformadores segundo faixas de potências nominais trifásicas (2). Entretanto, a relação ótima entre as perdas em vazio e em carga nunca foi abordada por esses procedimentos. Assim, transformadores de mesmas potência, tensões e impedâncias fornecidos às transmissoras por diferentes fabricantes podem apresentar relações entre de perdas em vazio e perdas em carga diferentes. Antes da vigência dos Procedimentos de Rede no Sistema Elétrico Interligado, algumas concessionárias utilizavam o conceito de “capitalização de perdas” nos processos licitatórios a fim de adquirir equipamentos com relação ótima entre perdas em vazio, e perdas em carga e preço final do equipamento. A capitalização de perdas é uma forma eficaz de minimizar o custo total dos transformadores levando em conta o custo inicial do equipamento e somando-se a ele o custo da eletricidade necessária ao longo de sua vida útil para suprir essas perdas. Assim, é possível obter um preço global mais competitivo do equipamento visando o cálculo do valor da economia na data do investimento inicial com a redução de perdas sobre a vida útil do transformador (3). Este trabalho tem o objetivo de apresentar a relação entre os valores de perdas em vazio (P0) e em carga (PK) dos transformadores e autotransformadores adquiridos pela Cemig GT nos últimos 10 anos em licitações públicas com e sem a avaliação de perdas visando uma análise crítica desta relação.