XXV SEMINÁRIO NACIONAL DE
PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO
DE ENERGIA ELÉTRICA


BELO HORIZONTE - MG

10 A 13

NOVEMBRO/2019
2019 - EXPOMINAS
Grupo: GTM
Tema: Técnicas de Ensaio, Medição, Calibração, Monitoramento e Diagnóstico:
Título: Investigação dos Métodos Normativos para o Cálculo e Estimação da Temperatura do Topo do Óleo Em Transformadores de Potência - Aplicabilidade Ao Cenário Brasileiro e Proposta de Novas Abordagens
Autores: Daniel Carrijo Polonio Araujo(1); Gabriel de Souza Pereira Gomes(2); Mateus Batista de Morais(3); Rafael Prux Fehlberg(4)
Instituições: Treetech(1); Treetech(2); Treetech(3); Treetech(4)
Resumo: Nos dias atuais, com a crescente aplicação de tecnologia embarcada em sistemas de potência, uma boa parte dos transformadores possui monitoramento de temperatura do topo do óleo e do ponto mais quente do enrolamento, seja pelo método de imagem térmica ou medição direta. O monitoramento dessas temperaturas torna possível a aplicação de sobrecargas nos transformadores sem ocasionar defeitos, falhas e suas nefastas consequências. Geralmente, a temperatura do topo do óleo é medida utilizando um sensor de temperatura (composto por um transdutor e um sistema de condicionamento) e então a partir do cálculo de imagem térmica estima-se a temperatura do ponto mais quente do enrolamento. Uma notável aplicação é o cálculo e análise online da eficiência do sistema de resfriamento de um transformador de potência comparando-se a temperatura do topo do óleo medida diretamente com a calculada. Ademais, em alguns casos especiais a temperatura do topo do óleo é calculada e não medida diretamente. O motivo geralmente advém de alguma dificuldade ou mesmo impedimento mecânico para a instalação do transdutor de temperatura. Para que essas análises sejam válidas, o cálculo da temperatura do topo do óleo deve preciso e exato. Para realização desses cálculos, existem métodos normativos apresentados tanto pela comunidade nacional como pela comunidade internacional. Os métodos apresentados pela comunidade nacional são, em geral, os mesmos da comunidade internacional, e nem sempre refletem a realidade climática e de perfil de carregamento do Brasil, onde a temperatura ambiente chega a variar mais de 20 °C em apenas um dia e o carregamento pode variar de 20 a 110%. Assim sendo, é de suma importância que a temperatura ambiente utilizada nos cálculos seja sempre medida e não um apenas um parâmetro de entrada fixa, fator esse que reforça ainda mais o critério financeiro do cálculo da temperatura do topo do óleo, evitando assim erros que venham a comprometer este caro e importante ativo.